Aconteceu em Jequié, nos dias 17 a 19 de outubro o ll simpósio de TDAH e Dislexia com vários palestrantes da área e em destaque estavam o diretor do hospital Albert Aisten e presidente da associação brasileira de dislexia (Dr. Abram Topczewski) e a mestre Diana Faria, especialista na área de dislexia. Pensando em trazer novas estratégias para o CAEE (Centro de atendimento educacional especializado de Itacaré), psicopedagogos e psicólogos participaram do evento com o apoio da Prefeitura Municipal de Itacaré e a Secretaria de Educação. O evento contou com o apoio de psiquiatra, neuropediatra, psicólogos e fonoaudiólogos com palestras bastantes enriquecedora para nosso conhecimento.
O que é Dislexia?
Dislexia é um transtorno genético e hereditário da linguagem, de origem neurobiológica, que se caracteriza pela dificuldade de decodificar o estímulo escrito ou o símbolo gráfico. A dislexia compromete a capacidade de aprender a ler e escrever com correção e fluência e de compreender um texto. Em diferentes graus, os portadores desse defeito congênito não conseguem estabelecer a memória fonêmica, isto é, associar os fonemas às letras.
De acordo com a Associação Brasileira de Dislexia, o transtorno acomete de 0,5% a 17% da população mundial, pode manifestar-se em pessoas com inteligência normal ou mesmo superior e persistir na vida adulta.
A causa do distúrbio é uma alteração cromossômica hereditária, o que explica a ocorrência em pessoas da mesma família. Pesquisas recentes mostram que a dislexia pode estar relacionada com a produção excessiva de testosterona pela mãe durante a gestação da criança. Fonte: www.drauziovarella.com.br .Assessoria de comunicação
0 comentários:
Postar um comentário
comente!