Está sendo promovido em Camamu, pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), curso com objetivo de repassar conhecimentos técnicos sobre o manejo dos Sistemas Agroflorestais (SAF), para 14 famílias da aldeia indígena Nova Vida, dos Pataxó Hã-Hã-Hãe.
Os encontros são realizados duas vezes por semana, incluindo os demais moradores da localidade para tratar do manejo sustentável da mandioca, feijão, seringueiras, graviolas, entre outras, em uma hectare de área que abriga o SAF.
Os Pataxó Hã hã Hãe, já receberam o primeiro curso no último mês de março, coordenado pelos técnicos da EBDA, Alexsandro da Conceição Souza e Helder Rocha da Conceição, onde foram ensinadas várias técnicas de podas, desbrotamentos da seringueiras, sombreamento, além de praticas e orientações sobre coroamento, entre outras.
“O manejo tem como objetivo recuperar, manter ou aumentar o nível de produtividade do sistema e favorecer a conservação dos recursos disponíveis”, disse Helder Rocha, que explicou: “as técnicas de manejo visam manter a capacidade produtiva do sistema, o balanço de nutrientes e o suprimento de água, na área plantada”.
0 comentários:
Postar um comentário
comente!