Os comerciantes Itacaré precisam ficar atentos para não serem lesados e terem prejuízos. Pois, nos últimos dias foram repassadas varias notas falsas em alguns estabelecimentos do município. Na semana passada, uma empresa no ramo de materiais para construção foi lesada e recebeu uma nota de R$ 50 falsificada. De acordo com o atendente, um homem comprou alguns produtos e pagou com a nota no último sábado (05). “Na correria, nem passou pela minha cabeça que o dinheiro era falso”, disse.
Em 15 dias recebemos várias denúncias revelando a circulação de notas falsas no comércio Itacareense. Notas falsas de R$ 50 e principalmente de 20 reais já foram identificadas em quantidade nos últimos dias por comerciantes, que pedi para quem encontrar determinada cédula falsa, favor comunicar imediatamente a Polícia, através do Tel: 190, sem fazer nenhum alarde.
Segundo especialistas, para não confundir notas falsas e verdadeiras, a pessoa deve observar na cédula os principais elementos de segurança: a marca d’água, a imagem latente e o registro coincidente. Cerca de 60% das cédulas falsas não possuem marca d’água. O fato do papel ser aparentemente verdadeiro, porém, não garante que a cédula seja autêntica. 15% das falsificações do Real são obtidas a partir da lavagem de cédulas de menor valor.
As demais cédulas falsificadas (aproximadamente 25% do total) utilizam papel parecido, mas não autêntico, com marcas de água diferentes e vários outros detalhes alterados em relação as cédulas verdadeiras.
A Polícia pede atenção aos comerciantes e a população em geral, para as seguintes diferenças da nota falsa para a verdadeira:
A Falsa: É menor, é feita de papel ofício, brilha mais que a verdadeira e a fita de segurança é colada.(Itacaré Urgente)
Veja abaixo um vídeo explicativo mostrado como identificar uma cédula falsa:
0 comentários:
Postar um comentário
comente!