Itacaré é o segundo município baiano que mais cresce, graças ao turismo. A projeção do IBGE é de que tenha 40 mil habitantes em 2014
Uma viagem inesquecível. Itacaré é um dos 53 lugares do mundo que valem a pena ser visitados. |
Com uma população fixa de 24.740 habitantes, Itacaré é o segundo município baiano que mais cresce, graças ao turismo. A projeção do IBGE é de que tenha 40 mil habitantes em 2014.
Mas o que torna esse paraíso diferente dos outros, quase mil quilômetros de praias que banham a Bahia? Para começar, a paisagem lembra mais a de uma praia do litoral norte paulista ou do sul fluminense. Acrescente ao visual areia branca rodeada de coqueiros, sol, uma refrescante brisa que sopra do mar azul e, aí sim, o tempero e a hospitalidade que só a Bahia oferece.
A outra metade o turista terá que descobrir com suas próprias pernas. E é bom ficar preparado, porque poucas das 16 deslumbrantes praias de Itacaré podem ser alcançadas antes de uma boa caminhada. O tempo de percurso nas trilhas varia de 15 minutos a uma hora e os passeios não são recomendados sem a ajuda de um guia experiente.
Prainha, por exemplo, que já foi eleita uma das dez praias mais bonitas do Brasil, exige 40 minutos de caminhada a partir da foz do rio Ribeirinha, que abastece a cidade. Para chegar ao Siriaco, são apenas 15 minutos a pé, mas a praia mesmo só existe durante a maré baixa. Na alta, a água encobre as pedras e a areia.
Quanto mais difícil o acesso, mais bela e deserta é a praia, mas isso não significa que Itacaré condena os preguiçosos ao mau gosto. As praias mais acessíveis, como Concha e Resende, não devem nada aos melhores balneários do país e ainda configuram-se em verdadeiras passarelas de gente bonita, sejam nativos, estrangeiros ou jovens de todas as tribos que passam temporada atrás de ondas e badalação.
O ideal, para o turista, é passar, no mínimo, sete dias na região e deixar para escolher os passeios de acordo com o tempo. Uma dica é reservar os dias nublados para fazer rafting nas corredeiras de Taboquinhas, arvorismo, passeios de canoa pelo rio de Contas ou de lancha pela costa.
À noite, Itacaré ganha ares cosmopolitas na Pituba, onde a farta variedade de opções gastronômicas atrai famílias, casais e solteiros. O agito pode atravessar a madrugada; a maioria das casas com som do forró pé-de-serra à música eletrônica.
Com tanto o que fazer durante o dia, nada mais recomendável que uma boa noite de sono para recuperar a energia para a caminhada do dia seguinte. Fonte: Terceira via
0 comentários:
Postar um comentário
comente!