Conhecida por sua vocação para esportes radicais, Itacaré também vem se destacando como celeiro de atletas de outras modalidades. A equipe de cinco judocas que representam a cidade está mostrando seu potencial, vencendo competições regionais e estaduais nas categorias mirim e juvenil. As últimas conquistas foram obtidas na III Copa Mares de Judô, realizada em 31 de maio em Eunápolis, e no Campeonato Baiano, que aconteceu em 25 de abril, em Salvador.
Representando a Academia Anju’s, comandada pelo Sensei Zezinho e com matriz em Nilo Peçanha , os judocas itacareenses estão fazendo bonito, voltando para casa com diversas medalhas. Os atletas são filiados à Federação Baiana de Judô e estão buscando a classificação para o Campeonato Brasileiro, cuja seletiva para uma vaga acontece entre os próximos dias 13 e 14, em Salvador.
David Nascimento de Leão, de sete anos, e Leonardo Nascimento de Leão, 10 anos, foram campeões baiano mirim e na Copa Mares. Jhotana Nascimento de Leão, de 10 anos, foi vice-campeão baiano mirim e terceiro na copa regional. Na categoria juvenil, Thiago Lima, 16 anos, foi o primeiro no Campeonato Baiano e na Copa Mares. Já Daniel Nascimento, de 15 anos, também obteve o primeiro lugar na competição regional e ficou em quarta colocação na estadual.
A preparação dos jovens judocas é auxiliada pelo professor Andrei Mikalauskas, segundo lugar no Campeonato Baiano na categoria Máster e terceiro na Copa Regional Mares de Judô. Os atletas também são orientados pelo Policial Leão, responsável por levar a equipe às competições. “Contamos com o apoio da Prefeitura de Itacaré, comerciantes locais e da Oficina Junior, de Itabuna, que ajuda na manutenção doveículo utilizado nas viagens”, disse Leão.
Acreditando que o esporte é uma ferramenta importante para promoção da saúde e cidadania, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Cultura procura incentivar os judocas de Itacaré, dando auxílio para o transporte. De acordo com a titular da pasta, Irley Novais, “mesmo com o governo municipal enfrentando uma crise financeira, a ajuda está sendo fornecida dentro das possibilidades para que os atletas não deixem de ir às competições”.
O talento dos judocas está superando as dificuldades encontradas para treinos. Sem local próprio, os atletas se preparam em tatames cedidos por colaboradores, como o Sensei Zuketa. “A Academia Wazas, do Sensei Jair, foi uma das precursoras do esporte em Itacaré. Hoje , mais pessoas se interessam pelo judô, principalmente as crianças, mas não temos área adequada para as aulas ou treinamento. Esperamos conseguir patrocinadores para adquirirmos um tatame”, informou o Policial Leão. Os interessados em ajudar podem entrar em contato através do telefone (73) 8114-0823.
Os atletas da Academia Anju’s de Itacaré iniciaram sua carreira de sucesso nas competições em 2007. Os três judocas mirins somam 40 medalhas e os juvenis 25. O próximo desafio será em Una, no encontro de judocas organizado pelo Sensei Índio, marcado para este sábado (06).
0 comentários:
Postar um comentário
comente!