sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ministério da Saúde quer reduzir consumo de sódio na região Norte

O Ministério da Saúde (MS) e Associação Brasileira das Indústrias de alimentação (ABIA) firmaram parceria, nesta terça-feira (28), para reduzir o teor de sódio em alimentos processados no Brasil. A região Norte é a que mais consome sódio no país, segundo dados do MS.

O termo de compromisso prevê a redução de sódio em temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais. Acordos anteriores já contemplaram outros dez alimentos, como macarrão instantâneo, bisnagas, pão de forma, pão francês, mistura para bolos, além de salgadinhos de milho, batata palha, batata frita, biscoitos e maionese.

De acordo com o ministro Alexandre Padilha, esta é a terceira etapa da parceria que o Ministério da Saúde firmou com a indústria para oferecer alimentos mais saudáveis e prevenir doenças crônicas como obesidade e hipertensão, principalmente entre os jovens.



A recomendação de consumo máximo diário de sódio pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de cinco gramas por peso.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam, no entanto, que o consumo diário do brasileiro chega a 12 gramas por dia, valor que ultrapassa o dobro do recomendado. Ainda segundo o IBGE, na região Norte o consumo de sódio é o maior do país. A média diária é de 12,8% por pessoa.

O termo de compromisso também prevê o acompanhamento do rótulo nutricional e a análise em laboratório dos produtos comercializados.
G1.

0 comentários:

Postar um comentário

comente!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India