A Prefeitura de Itacaré em parceria com a Associação de Stand Up Paddle realizaram na última quarta-feira, 20, um encontro de trabalho para tratar da regulamentação da atividade de Stand Up Paddle no município de Itacaré. Participaram do encontro empresas que comercializam passeios, alugam pranchas e realizam aulas de Stand UP na Praia da Concha, além de membros da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria de Economia e Finanças, Secretaria de Governo e Ouvidoria da Prefeitura.
Sem a regulamentação da atividade, além de vulneráveis, coloca em risco a segurança dos usuários, pois não há nenhuma obrigatoriedade na utilização de equipamentos de segurança. E principalmente, ordenamento do espaço físico, para que seja respeitado o direito preferencial do banhista de utilizar a praia.
MELHORIAS IDENTIFICADAS:
- Definir critérios para liberação de alvará pela Prefeitura de Itacaré;
- Qualificação dos Instrutores envolvidos com a atividade;
- Cumprimento da Lei Geral do Turismo, Art. 34;
- Recolocação de boias na praia para limitar a presença de embarcações;
- Padronizar os coletes salva vidas com a cor definida por cada empresa;
- Definir quantidade de pranchas na praia por empresa;
- Campanha de Conscientização;
- Criar eventos esportivos em Itacaré.
De origem havaiana, o esporte começou a ser praticado no Brasil há pouco mais de uma década e em Itacaré, há um ano e meio. O esporte que consiste em remar de pé em cima de uma prancha, começa a chamar atenção e atrair cada vez mais adeptos.
Existem apenas duas modalidades oficiais do stand up paddle: Surf, também conhecida como SUP Wave, consiste em descer as ondas em pé na prancha com o auxílio do remo. Pela sua dificuldade, ela possui menos praticantes. Já o SUP Remada, a mais praticada em Itacaré, consiste em ficar de pé em cima da prancha e remar pequenas ou grandes distâncias. Ela possui várias categorias, como a SUP Race, que necessita de pranchas especiais para que o surfista possa remar a favor do vento e da correnteza.(Assessoria de comunicação)
Postado por Itacaré Agora.
0 comentários:
Postar um comentário
comente!