sábado, 26 de julho de 2014

Convênio para Implantação de Colégios Universitários é Assinado

Estado e UFSB assinam convênio para implantar colégios universitários
As secretarias estaduais da Educação e da Administração (Saeb), juntamente com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), assinaram nesta quarta-feira (16) convênio de cooperação para cessão de espaços visando à implantação dos colégios universitários da instituição. As unidades funcionarão em salas das escolas estaduais de 16 municípios com professores e gestão da universidade. 

Estiveram presentes no evento, realizado na sede da UFSB, em Porto Seguro, no extremo sul do estado, os secretários da Educação, Osvaldo Barreto, e da Administração, Edelvino Góes, além do reitor da universidade, Naomar Filho.

A perspectiva é que as aulas nos colégios universitários comecem, neste semestre, com a oferta de cursos preparatórios para os Bacharelados Interdisciplinares (BI) e Licenciaturas Interdisciplinares (LI), conforme a proposta institucional da universidade. 

Foram disponibilizadas 700 vagas que beneficiarão estudantes pré-selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos municípios de Porto Seguro, Coaraci, Canavieiras, Mucuri, Eunápolis, Ubaitaba, Camacã, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Itacaré, Caravelas, Nova Viçosa, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus e Itamaraju.

“Com este convênio, a ampliação da oferta da educação superior está sendo viabilizada em escolas de ensino médio da rede estadual dirigida aos alunos de escolas públicas. É mais uma ação do Governo do Estado, em parceria com o governo federal, que atende à demanda por ensino superior nos municípios e, ao mesmo tempo, fortalece a educação básica na Bahia”, disse o secretário Osvaldo Barreto.

Universidade

Em fase de implantação, a UFSB abrangerá 48 municípios, que concentram aproximadamente 70 mil alunos do ensino médio, com a demanda de 17 mil vagas para o ensino superior. “Esta é mais uma forma de democratizar o acesso dos estudantes da rede pública estadual ao ensino superior e levar a universidade a locais distantes”, destacou o coordenador do Fórum Estadual de Educação e da Coordenação de Desenvolvimento de Educação Superior (Codes), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Nildon Pitombo.

Para Naomar Filho, a parceria entre a Secretaria da Educação e a UFSB irá abrir novas perspectivas em todas as áreas de atividade, o que é um fator de inclusão social. "O fato de instalarmos a UFSB na região sul sinaliza que vamos atuar de forma proativa como agentes provocadores de mudanças no ensino médio e na vida cultural, social e econômica da nossa região”.

Postado por Itacaré Agora.

0 comentários:

Postar um comentário

comente!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India