terça-feira, 1 de abril de 2014

Tem Bicho Caçador no Festival da Cultura Quilombola de Itacaré




 A lenda começou há muitos anos atrás, quando um homem saiu para caçar, mata a dentro. Depois de andar muito ficou com sede e foi beber água no rio. Ao se agachar na margem, avistou dois bichões enormes. Com medo, pegou seu facão e sua espingarda e começou a brigar com os bichos. Foi descendo o rio numa luta sem trégua. Um tempo depois, consegui matar os bichos e ao chegar na cidade contou a sua história. Desde então a comunidade quilombola do Porto de Trás festeja o mito do Bicho Caçador no período de 01,26,31 de Janeiro.

Contam os mais velhos que antigamente a festa do Bicho e Caçador durava sete dias. Eles saiam pelas roças e cada casa que o "bicho" e seus seguidores chegavam tinham que recebê-los com comidas e bebidas. A vizinhança ficava esperando a chegança com as comidas típicas prontas sobre a mesa enfeitada com esmero.

Atualmente esta cultura só resiste graças aos esforços dos grupos culturais e residentes da Comunidade Quilombola do Porto de Trás. As principais personagens do Bicho Caçador são: Barba Pai Ventura, Saco de Linhagem, Pelo da Flecha, Folha de Cacau. As Fantasias são todas confeccionadas com materiais reciclados.

Venha assistir a apresentação do Bicho Caçador no Festival da Cultura Quilombola, no sábado, 5 de Abril, a partir das 16h na Praça São Miguel, Centro de Itacaré-BA.
 
Fonte, Facebook: Festival da Cultura Quilombola de Itacaré

Postado por Itacaré Agora.

0 comentários:

Postar um comentário

comente!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India