A Bahia se mobilizou para lembrar esse ritmo (estilo) que veio com a influência do povo negro no período da escravidão. Os escravos encontraram uma forma de lembrar suas tribos, suas etnias com gingado que só o povo negro tem.
O samba nasceu na Bahia e os grandes expoentes desse ritmo foram os baianos como Batatinha, Riachão, Rufino, Dorival Caimim, Edi Pacheco e outros.
Os cariocas reivindicam o direito da patente do samba por ter sido no Rio de Janeiro que o então estilo tomou formas mais robuscadas de rimas e versos de ritmados toques de baterias (tambores) das grandes e tradicionais Escolas de Samba. Com os majestosos compositores dos enredos do samba, despontando com o samba de tradição, chamado Samba Carioca, o pagode, o samba de raiz e o pagode romântico.
A Bahia se destaca com o Samba de Roda, Samba do Recôncavo, o Samba Chulado e hoje o Pagode Baiano. Assim como as cidades tradicionais do Samba da Bahia. Itacaré tem que ser lembrado por sua cultura Afro e seus Mestres do Samba de Roda e de Raiz.
Pe. Eliseu (Assessoria de comunicação)
0 comentários:
Postar um comentário
comente!