O Governo do Estado lança nesta quarta-feira (13), em Salvador, o Atlas Eólico da Bahia. O lançamento será às 14h, no Gran Hotel Stella Maris, na cerimônia de abertura do 5º Fórum Nacional Eólico (FNE) – Carta dos Ventos, com a presença do governador Jaques Wagner.
A publicação é uma parceria das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Infraestrutura (Seinfra) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Senai/Cimatec). Ela apresenta os resultados do mapeamento do potencial eólico da Bahia, elaborado a partir de simulações computacionais e dados de ventos medidos durante os últimos anos em diversas localidades do estado e obtidos por meio de parcerias do Governo com 14 empreendedores do setor de energias renováveis.
Embora a Bahia tenha um dos maiores potenciais de geração eólica no Brasil, ainda não possuía um Atlas com medições a 150 metros, sendo essa altura um novo patamar de desenvolvimento e produção de equipamentos de maior potência de geração de energia.
“O Atlas é uma importante ferramenta para estudos, planejamento e projetos de âmbito do setor eólico da Bahia”, afirma o titular da Secti, Paulo Câmera. A distribuição será nos formatos livro (96 páginas, 46x33cm) e mapa de parede (70x100cm).
São 62 mapas que ilustram os diferentes parâmetros da distribuição dos ventos e de outras variáveis climáticas sobre o território baiano, bem como aspectos gerais sobre a infraestrutura e legislação ambiental.
0 comentários:
Postar um comentário
comente!