sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Jarbas Barbosa e o Ex-prefeito Antônio Mário Damasceno estão entre os políticos que são réus em mais de 200 ações na Justiça Federal.


Políticos são réus em mais de 200 ações na Justiça Federal, em Itabuna e Ilhéus. O Mapa da Improbidade Administrativa do Ministério Público Federal revela que tramitam na Justiça Federal mais de duas centenas de ações, por desvio de dinheiro público e sonegação fiscal contra políticos, empresários e servidores do sul da Bahia.

A lista de denunciados inclui políticos como Jabes Ribeiro, Newton Lima e Valderico Reis, de Ilhéus; Fernando Gomes e Geraldo Simões, de Itabuna; Jarbas Borbosa Barros e Antônio Mário Damasceno, de Itacaré; Orlando Filho, de Buerarema e Adailton Magalhães, de Ubatã. 
Um dos três processos contra Newton Lima, o 00033253320054013301, está concluso para decisão do juiz federal Pedro Alberto Holliday. O MPF acusa o ex-prefeito de improbidade. Por esse mesmo crime, o antecessor de Newton, Valderico Reis, responde a dois processos. Mas o campeão de ações por improbidade administrativa no município é o atual prefeito Jabes Ribeiro, que apareceu como réu em pelo menos 5. Já o atual de Itacaré, Jarbas Barbosa, responde a 3 ações por este tipo de crime. 
Um dos processos é o 0000499-92.2009.4.01.3301, que no dia 12 de junho foi concluído para decisão do juiz federal. 

Orlando 
Em Buerarema, o recordista de ações por improbidade administrativa é o ex-prefeito Orlando de Oliveira Filho, que responde a 5. Em Uruçuca, o ex-prefeito Dilson Argolo é réu em dois processos por desvio de dinheiro público. Em Coaraci, o acusado é Elivaldo Henrique Reis, acionado uma vez. 
Em Aurelino Leal, o denunciado foi o ex-prefeito Wilson Rodrigues Figueiredo, que responde a dois processos, um por desvio de dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e outro do Fundo Nacional de Saúde. 

Em Ubatã, o ex-prefeito Adailton Ramos Magalhães, o “Dai da Caixa”, foi denunciado em três processos por não aplicar corretamente dinheiro repassado pelos ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para ações no município. 

Cuma e Geraldo 
O recordista de ações tramitando na justiça federal no sul da Bahia é o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que reponde a 18 por improbidade administrativa e sonegação fiscal. Outro ex-prefeito que aparece em diversos processos é o atual deputado federal Geraldo Simões. 

Políticos de pelo menos outros 20 municípios do sul da Bahia respondem a ação na Justiça Federal por mau uso do dinheiro público.
O Mapa é uma ferramenta virtual que permite a consulta de ações movidas pelo Ministério Público Federal na Bahia, a partir de 2008, contra agentes públicos, empresários e servidores que foram acusados de crime de improbidade administrativa. 

Seu objetivo é possibilitar a visualização geográfica das ações cadastradas em todo o Estado e facilitar o acesso às informações disponibilizadas no site da Justiça Federal. 

O Mapa remete à consulta processual no site da Justiça Federal, em que é possível visualizar informações como a data de autuação, o andamento e o nome dos réus, do Magistrado responsável pelo caso, do Procurador da República que ajuizou a ação e dos advogados. www.prba.mpf.mp.br.(A região)

0 comentários:

Postar um comentário

comente!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India