Políticos são réus em mais de 200 ações na Justiça Federal, em Itabuna e Ilhéus. O Mapa da Improbidade Administrativa do Ministério Público Federal revela que tramitam na Justiça Federal mais de duas centenas de ações, por desvio de dinheiro público e sonegação fiscal contra políticos, empresários e servidores do sul da Bahia.
A lista de denunciados inclui políticos como Jabes Ribeiro, Newton Lima e Valderico Reis, de Ilhéus; Fernando Gomes e Geraldo Simões, de Itabuna; Jarbas Borbosa Barros e Antônio Mário Damasceno, de Itacaré; Orlando Filho, de Buerarema e Adailton Magalhães, de Ubatã.
Um dos três processos contra Newton Lima, o 00033253320054013301, está concluso para decisão do juiz federal Pedro Alberto Holliday. O MPF acusa o ex-prefeito de improbidade. Por esse mesmo crime, o antecessor de Newton, Valderico Reis, responde a dois processos. Mas o campeão de ações por improbidade administrativa no município é o atual prefeito Jabes Ribeiro, que apareceu como réu em pelo menos 5. Já o atual de Itacaré, Jarbas Barbosa, responde a 3 ações por este tipo de crime.
Um dos processos é o 0000499-92.2009.4.01.3301, que no dia 12 de junho foi concluído para decisão do juiz federal.
Orlando
Em Buerarema, o recordista de ações por improbidade administrativa é o ex-prefeito Orlando de Oliveira Filho, que responde a 5. Em Uruçuca, o ex-prefeito Dilson Argolo é réu em dois processos por desvio de dinheiro público. Em Coaraci, o acusado é Elivaldo Henrique Reis, acionado uma vez.
Em Aurelino Leal, o denunciado foi o ex-prefeito Wilson Rodrigues Figueiredo, que responde a dois processos, um por desvio de dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e outro do Fundo Nacional de Saúde.
Em Ubatã, o ex-prefeito Adailton Ramos Magalhães, o “Dai da Caixa”, foi denunciado em três processos por não aplicar corretamente dinheiro repassado pelos ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social para ações no município.
Cuma e Geraldo
O recordista de ações tramitando na justiça federal no sul da Bahia é o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, que reponde a 18 por improbidade administrativa e sonegação fiscal. Outro ex-prefeito que aparece em diversos processos é o atual deputado federal Geraldo Simões.
Políticos de pelo menos outros 20 municípios do sul da Bahia respondem a ação na Justiça Federal por mau uso do dinheiro público.
O Mapa é uma ferramenta virtual que permite a consulta de ações movidas pelo Ministério Público Federal na Bahia, a partir de 2008, contra agentes públicos, empresários e servidores que foram acusados de crime de improbidade administrativa.
Seu objetivo é possibilitar a visualização geográfica das ações cadastradas em todo o Estado e facilitar o acesso às informações disponibilizadas no site da Justiça Federal.
O Mapa remete à consulta processual no site da Justiça Federal, em que é possível visualizar informações como a data de autuação, o andamento e o nome dos réus, do Magistrado responsável pelo caso, do Procurador da República que ajuizou a ação e dos advogados. www.prba.mpf.mp.br.(A região)
0 comentários:
Postar um comentário
comente!