Foi realizada na última quarta feira (29), uma audiência pública onde o Controlador, a Secretária de Saúde e a Secretária de Educação do Município apresentaram o que foi feito em seu setor no último quadrimestre. Quem esteve na audiência pôde esclarecer dúvidas e dar sugestões.
Raimundo Alves, Controlador, apresentou a previsão de toda a receita que o Município deve receber até o fim deste ano, apresentou também as despesas e a previsão de quanto deve ser gasto até dezembro de 2013.
Em seguida, a Secretaria de Educação, Maria do Socorro, apresentou tudo que foi feito em sua secretaria até hoje. Itens como a logística, armazenamento e distribuição da Merenda Escolar, Cozinhas das Escolas e Espaço Escolar tiveram de ser reorganizados. Inclusão de programas como SISPACTO (Sistema de monitoramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), Mais Educação, TOPA ( Todos pela Alfabetização) entre outros que foram e serão implantados ainda este ano.
Para os próximos meses estão sendo elaborados eventos como a Independência da Bahia, no dia 2 de Julho, a Independência do Brasil no dia 7 de setembro, uma Gincana Cultural e o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de Novembro.
Outros itens citados pela secretara foi a reorganização e dinamização da Biblioteca de Itacaré, única no Município, que foi deixada em estado de abandono pela gestão anterior. Foi sugerido nesta reunião que a Biblioteca fosse transferida para um local de melhor visibilidade no centro da cidade, a sugestão vai ser encaminhada e estudada junto ao prefeito.
Outro projeto que a Secretária de Educação propõe para os próximos meses é a criação do Aluno Estagiário onde empresas privadas e mesmo a Prefeitura possam contratar alunos da rede pública do Município como menor aprendiz, trazendo renda, conhecimento e dignidade a estes alunos.
Finalizando a reunião, a Secretária da Saúde, Stela dos Santos Souza falou sobre a adesão ao PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
Promoveu a Semana da Saúde na escolas e falou sobre a campanha de conscientização feita para controlar a Dengue no Município, falou também sobre as dificuldades de atendimento a pacientes que são encaminhados para Ilhéus e Itabuna e da busca de recursos para melhorar o atendimento na Cidade. Convidou a todos para participar da Feira de Saúde que vai até 15 de junho e que deverá suprir de imediato todas as necessidades que a população vem tendo nesta área
Foram avaliados todos os postos de saúde do Município com um levantamento de tudo que será necessário para que aqueles que estão fechados voltem a funcionar e para os que estão em funcionamento possam melhorar e ampliar seu atendimento.
(Assecom).
0 comentários:
Postar um comentário
comente!