A EIFP (Escola Itinerante de Formação Profissional) encerrou na tarde deste domingo (19), no Restaurante da Lúcia, a primeira etapa do Curso de Gastronomia de Taboquinhas.
Esta etapa composta por 62 alunos teve duração de 2 meses. As próximas etapas serão: doces, café da manhã, coffee break, higiene alimentar, ética profissional, técnicas de temperos, pesos e medidas e gastronomia internacional.
O curso é ministrado por Venúzia Gusmão, uma professora altamente qualificada, formada em 3 faculdades (FAAP, Pontinha e Lizzaar) em cursos como Alimentação, Nutrição e Gastronomia.
Segundo a professora Venuzia Gusmão, o custo para a realização do curso é muito alto, e ela tem que arcar sozinha com a maioria das despesas. “Estou aqui todo domingo, segunda, terça e quarta para ministrar aulas. Já pensei até em parar o curso, pois fica muito difícil trabalhar quando não se tem um apoio ou patrocínio. Até agora só tivemos ajuda dos vereadores Maurição e Givaldo que alugaram o espaço para a ministração das aulas”, disse.
Para a aluna do Neide Oliveira, o curso foi uma forma aprimoramento e que a falta de condições impede muita gente de participar do curso. “O curso foi um sonho! Eu já sabia fazer algumas coisas, mas no curso aprendi novas técnicas. E muitas pessoas não participam por não ter condições de comprar o material, por isso pedimos o apoio da prefeitura”, lamentou.
“O curso foi muito bom, foi uma oportunidade para todos nós, é um pouco triste, pois tem muita gente que não tem condições para comprar os ingredientes e contribuir com os gastos. Então, temos que agradecer ao vereador Maurição e Givaldo pelo aluguel do espaço. Esperamos que surjam outros cursos para que possamos nos capacitar ainda mais”, disse a aluna Aline de Jesus.
“Como integrante do grupo me sinto lisonjeada, pois tive esta grande oportunidade de pôr os meus conhecimentos em prática com uma professora muito qualificada. Estamos precisando de mais oportunidades, como jovens e mães de família, precisamos de qualificação, renda e mais colaboração dos órgãos municipais para com os custos, e também na contratação destes profissionais e da professora que está dando aula ‘voluntariamente’, se deslocando de Itacaré para nos proporcionar este momento de aprendizado”, concluiu Gismara Damasceno, outra aluna do curso.
Confira mais fotos abaixo:
Fonte: Taboquinhas Urgente.
0 comentários:
Postar um comentário
comente!