Senado aprova 2 de Julho como nacional
O Plenário do Senado aprovou de forma definitiva, nesta quarta (8), o projeto de lei da Câmara (PLC 61/2008), da deputada Alice Portugal, que institui o 2 de Julho como data histórica no calendário nacional.
Para a deputada, "após anos de espera o Senado aprova e reconhece o 2 de julho como uma data histórica e reafirmadora da independência da Bahia e do Brasil”.
“É a data da libertação da Bahia e, em definitivo, do Brasil. É a data em que os baianos reverenciam seus heróis, homens e mulheres que deram exemplo de patriotismo e bravura na defesa da Pátria”.
O Dois de Julho, apesar de pouco conhecido nacionalmente, é na verdade a data que marca a verdadeira independência do Brasil, quando a Coroa Portuguesa foi finalmente derrotada.
"O projeto não prevê a criação de mais um feriado, mas faz o reconhecimento histórico, justo e necessário para uma data tão comemorada pelo povo baiano”.
Para o senador Walter Pinheiro (PT-BA), “este projeto resgata a história e faz com que esse ato possa circular nos diversos cantos do país e nas escolas, para que o povo brasileiro tenha acesso à sua história"
O governador Jaques Wagner aproveitou seu Twitter para comemorar. "Já celebrada e tão presente na memória dos baianos, a data passará a ter o devido reconhecimento histórico nacional. Salve o 2 de Julho!"
A matéria agora segue para sanção da presidente da República.(A Região)
Confira:
0 comentários:
Postar um comentário
comente!