domingo, 28 de abril de 2013

CHOCOLATE DA BAHIA DÁ NOVO ALENTO AO CACAU

Chocolate da Bahia dá novo alento ao cacau

http://itacareagora.blogspot.com.br/
Imagem Ilustrativa

O diretor geral da Biofábrica do Cacau, Henrique Almeida, e também membro da Associação de Produtores de Cacau (APC), está a cada dia mais otimista com as conquistas que os produtores de chocolate baianos estão tendo no mercado brasileiro e internacional. Desde que os produtores de cacau passaram a dar mais atenção à qualidade do produto e à industrialização do chocolate, após o advento da vassoura de bruxa, um novo alento surgiu para a cacauicultura.

A realização anual do Festival do Chocolate em Ilhéus, a participação da Bahia no Salão do Chocolate de Paris, a mobilização dos próprios cacauicultores pelo soerguimento da lavoura e até o surgimento do Aleluia Ilhpeus Festival, na semana santa, são indicativos de que o cacau baiano busca novos espaços de negócios para sobreviver.

A própria mídia nacional tem mostrado reportagens sobre o novo valor atribuído ao cacau fino baiano pelo mercado do chocolate. Fazendeiros como o próprio Henrique Almeida, João Tavares, Diego Badaró, Durval Libânio, Raimundo Mororó, entre outros, que decidiram agregar ao cacau a origem da Mata Atlântica, aliado ao cultivo cabruca, estão conseguindo se associar a chocolateiros e produzir diretamente para marcas já consagradas.

Durante o Aleluia Ilhéus Festival foi possível constatar outros produtores de chocolates da região que também apostam no chocolate com cacau originários do Sul da Bahia, É o caso da produtora Diva Pol Landemberger, da marca Chocolates de Itacaré, que possui 30 funcionários e processa 60 quilos de chocolate por dia. A Associação dos Agricultores do Rio de Engenho e a Cooperativa dos Produtores de Cacau Fino, também presentes ao Festival, apostam nesse novo momento para a lavoura.

Por outro lado, em recente audiência com o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Gerardo Fontelles, representantes de entidades ligadas à lavoura cacaueira e agricultura familiar na Bahia, fizeram reivindicações para o fortalecimento do agronegócio do cacau. 





0 comentários:

Postar um comentário

comente!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India