domingo, 2 de dezembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS

Aos 68 anos, a aposentada Maria Aparecida Alves foi à Associação Pracatum Ação Social, no Candeal, fazer os testes para saber se estava contaminada com os vírus da Aids, da sífilis, ou de alguma das hepatites virais. “Eu nunca facilitei na minha vida para pegar estas doenças. Mas a gente pode ser contaminado em um alicate de manicure, no salão, então eu aproveitei a oportunidade. Se a pessoa descobrir que tem alguma coisa, ainda dá tempo de fazer um tratamento”.

O músico Carlinhos Brown usou bem as palavras para explicar o significado dos exames. “É importante que as pessoas fiquem sabendo. E saber não tem um sentido de assustar-se, mas de cuidar-se. Por isso, nós, artistas, estamos aqui emprestando a nossa imagem. Estamos buscando aqui, juntos, esse caminho, para que todos, e não somente os adolescentes, entendam a importância de se utilizar a camisinha”.

Testes gratuitos em Salvador

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, Salvador conta com três locais onde qualquer pessoa pode fazer, de segunda a sexta-feira, os testes. “É o Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), no bairro do Garcia, no Senai da Liberdade, ou ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Dendezeiros. “Quanto mais precoce se diagnosticar a doença, mais fácil fica de controlar as doenças e evitar as complicações”.

De acordo com Padilha, metade dos novos casos de Aids no Brasil são diagnosticados em homens gays, entre 15 e 24 anos. “Queremos sensibilizar esta geração mais jovem, que não participou do início da luta contra a Aids, não viu ídolos e outros artistas morrerem, não perderam parentes, e que hoje têm a informação de como se prevenir. Junto com a testagem estamos reforçando a importância da atitude de prevenção”.(Do secom-BA)

0 comentários:

Postar um comentário

comente!

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Justin Bieber, Gold Price in India